sexta-feira, 17 de julho de 2015

Roteiro Turístico do Pantanal à Amazônia – MT


chapada_dos_guimaraes_mato_grosso
Chapada dos Guimarães – Mato Grosso
Mato Grosso é um Estado onde se pode sentir muita diferença por conta de sua geografia. Possui regiões e ecossistemas tão distintos que, às vezes, parece que se está em outro país. No cerrado é onde se encontram as nascentes dos rios formadores das bacias do Prata e Amazônica, e possui cenários incríveis com sua fauna e flora extremamente diversificadas. Já a Amazônia de terra firme mato-grossense caracteriza-se por sua flora composta de imensas árvores, rios e renomada biodiversidade. No Araguaia, pode-se desfrutar das mais belas praias de água doce e ter contato com lendas e mistérios da Serra do Roncador.
Ao iniciar a viagem por Cuiabá, o turista vai tendo noção do que vai encontrar. Mas é certo que qualquer um vai ficar surpreso com tanta riqueza natural e cultural. Em direção ao município de Nobres, que impressiona por suas grutas e cavernas, encontra-se também o Aquário Encantado e o transparente Rio Salobra. Mais adiante, a famosa Chapada dos Guimarães, com seu Lago Manso, a cabeceira do Rio Cuiabá, a cachoeira Véu de Noiva e um fantástico cânion.

Destinos deste roteiro
Cuiabá Cidade histórica, Cuiabá conserva inúmeros prédios históricos e foi cenário de grandes disputas territoriais, em especial na Guerra do Paraguai.
Paranaíta Paranaíta é formada por lindos rios, corredeiras e cachoeiras de uma beleza exuberante. Com a descoberta do ouro, chamou a atenção de gente de todas as regiões do País, que logo migraram para essa terra, com grande potencial turístico.
São José do Rio Claro São José do Rio Claro está na área de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica, localizado ao Sul da Amazônia mato-grossense. Abriga as nascentes de importantes rios do Estado, como os rios Claro, Arinos, do Sangue e Ponte de Pedra. Nas trilhas, é inevitável o contato com a fauna e a flora. O Matrinxã, peixe nobre da Amazônia, é um dos mais atrativos da região.
Nobres Grutas, cavernas, poços e muita história estão guardados no cerrado da região de Nobres. São mais de 30 locais perfeitos para o mergulho, modalidade de esporte em expansão em Mato Grosso. Um dos lugares fantásticos de Nobres é a Lagoa Azul, outros pontos são a Lagoa Pai João e o Poço Dois de Maio. Entre as atrações estão a tribo dos índios Bakairi e a Reserva Yaporã. Na região de Rosário Oeste, existe a Caverna do Currupira, um cenário natural quase intocado.
Cáceres Localizada às margens do rio Paraguai, a cidade possui uma vocação muito grande para o turismo da pesca e do ecoturismo.
Poconé O Pantanal de Poconé possui grande diversidade cultural, paisagística e fauna exuberante, atraindo ecoturistas nacionais e internacionais. Os aspectos ambientais estão inseridos nos domínios do Pantanal e na sua transição com o cerrado. Ao visitar Poconé, não deixe de ir ao parque temático, repleto de opções de lazer, e confira as diversas espécies de plantas nativas da região.
Chapada dos Guimarães Uma das principais atrações do cerrado brasileiro, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães oferece uma ampla visão da planície pantaneira e muitas quedas de água. A cachoeira do Véu de Noiva é o cartão de visita da Chapada. O local também abriga 50 locais arqueológicos com pinturas rupestres e fósseis de animais pré-históricos.
Campo Verde Em Campo Verde a atração é a Fazenda Marabá, onde o cenário é a lavoura e o turista pode visitar a usina de algodão e conhecer o processo de industrialização. Outra atração é o beneficiamento de algodão em plumas. A piscicultura também é forte na região e vale a pena conhecer as propriedades industriais. O melhor do turismo tecnológico é que o visitante não é um mero espectador, ele pode interagir.
Dom Aquino O local abriga a maior fonte de água mineral do planeta. O turista conhece o Parque Industrial da Água Mineral Puríssima, na qual é possível ver todo o processo de produção dos recipientes, o envasamento, a limpeza e o reaproveitamento das embalagens retornáveis. Além disso, pode-se visitar a área de preservação mantida pela empresa no entorno do parque industrial e a fonte natural da água envasada.
Juscimeira O município de Juscimeira está à cerca 90 minutos de Cuiabá e fica sobre um dos maiores lençóis de água termal de Mato Grosso. Excelente destino para quem busca lazer aliado à saúde. Em toda a cidade, existem cerca de dez termas.
Rondonópolis O turismo de Rondonópolis é movimentado pelo agronegócio, mas o ecoturismo já surge como atração para o setor. O Parque Ecológico João Basso é formado por cachoeiras, grutas, inscrições rupestres e trilhas que levam à Cidade de Pedra. Há também uma série de cachoeiras e rios propícios para os amantes da boa pescaria, para a prática de esportes radicais ou simplesmente para contemplar a natureza exuberante do cerrado.
Diamantino Diamantino está num dos pontos de divisão das águas das Bacias Amazônica e Platina. Os principais atrativos da cidade são suas belas cachoeiras, como a Deciolândia, do Nobre, Frei Manoel, Quebra Canela e Boacaina. As águas seguem rumo ao Rio Paraguai, responsável pela formação e existência do Pantanal Mato-Grossense.
Barra do Garças Barra do Garças desponta como um futuro pólo Turístico de Mato Grosso. Serras com dezenas de cachoeiras, praias, rios, águas termais, aliados ao clima, topografia e altitude da cidade, possibilitam a oferta de várias modalidades esportivas como o vôo livre, paraglider, pára-quedismo e rapel, além de uma série de atividades desenvolvidas para proporcionar ao turista uma excelente estadia.

Hotéis com ações sustentáveis

Araras Pantanal Eco Lodge, Poconé, Mato Grosso
Pousada Rio Claro, Cuiabá, Mato Grosso


FONTE:
http://ecohospedagem.com/roteiros/turismo-rural/


Nenhum comentário:

Postar um comentário