quinta-feira, 4 de junho de 2015

O Ciclo das águas do Pantanal garante riqueza ambiental




Ciclo das águas garante riqueza ambiental

Todo ano, repete-se o ciclo das inundações no Pantanal, proporcionando a renovação da fauna e da flora. O equilíbrio ecológico do bioma depende do movimento constante do subir e baixar das águas.

A partir de novembro, com o início do trimestre chuvoso nas regiões altas da bacia hidrográfica, sobe o nível dos rios, provocando as enchentes na planície. Em maio, as chuvas param e as águas começam a baixar lentamente.

Nos terrenos alagados são formados inúmeros corixos e vazantes e uma grande quantidade de peixes fica retida em lagoas e baías. 

A abundância atrai muitas aves em busca de alimento, formando um belo espetáculo. 

É esse movimento que garante a manutenção das espécies e torna o Pantanal um lugar especial, único, mas também frágil. 

Qualquer alteração nesse ciclo hidrológico pode comprometer toda essa rica biodiversidade. 

SÍTIOS DE RAMSAR

Além do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense (MT), o Brasil possui outras 7 áreas classificadas como Sítios Ramsar: Estação Ecológica Mamirauá (AM), Ilha do Bananal (TO), Reentrâncias Maranhenses (MA), Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense (MA), Parque Estadual Marinho do Parcel de Manoel Luz (MA), Lagoa do Peixe (RS) e a Reserva Particular do Patrimônio Natural SESC Pantanal (MT).

Reserva da Biosfera

O Pantanal foi reconhecido em 2000 como Reserva da Biosfera. Essas reservas, declaradas pela Unesco, são instrumentos de gestão e manejo sustentável integrados que permanecem sob a jurisdição dos países nos quais estão localizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário