sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Turismo em Cuiabá



CUIABÁ

Além do potencial turístico, Cuiabá é o centro do agronegócio no estado e foi uma das sedes da Copa do Mundo da FIFA em 2014. 

A cidade possui uma boa infraestrutura para receber eventos internacionais como congressos, feiras, simpósios, seminários e fóruns.

Com quase 300 anos de existência, a chamada “Cidade Verde” é uma combinação fascinante de história, modernidade, vida cultural, sabores, diversão e negócios.

CORAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL

Cuiabá está situada no exato local onde se situa o Centro Geodésico da América do Sul, ou seja, na parte mais central do continente. Pode ser considerada, portanto, o coração da América do Sul.

Com localização privilegiada, a cidade é a porta de entrada para diversos destinos turísticos. É possível pescar e conhecer a vida selvagem da maior planície inundável do planeta - o Pantanal Mato-grossense - ou se encantar com os cenários de pedra da Chapada dos Guimarães, a menos de 70 km da cidade.

HISTÓRIA QUE ESTÁ NAS RUAS

Fundada em 1719 por bandeirantes paulistas, Cuiabá é uma cidade rica em história para contar.

De casarões de arquitetura colonial que abrigaram governadores de capitanias e representantes do Reino de Portugal, passando por igrejas construídas por escravos no século 18 a diversas edificações feitas no governo do interventor de Getúlio Vargas no Estado, sua biografia de quase 300 anos carrega marcas que se confundem com a própria história do Brasil. 

DANÇAS E RITMOS 

Em Cuiabá, a alegria também vem da música e de um jeito único de dançar.

Siriri 
O siriri é uma das danças mais populares do folclore cuiabano. Os participantes dançam ao som de música simples e alegre acompanhada pelos instrumentos tradicionais de Cuiabá: viola de cocho, ganzá e mocho.

Cururu
De origem luso-afro-indígena, o cururu é uma roda de cantoria e dança executada somente por homens tocando viola-de-cocho e ganzá.

Rasqueado
A fusão da polca dos paraguaios retidos em Mato Grosso por ocasião da Guerra do Paraguai e o siriri dos cuiabanos ribeirinhos deu origem ao rasqueado – ritmo contagiante que embala até hoje os casais nos bailes e festas cuiabanas.

PARQUES
O Parque Mãe Bonifácia é ideal para praticar exercícios físicos e passear com a família. No zoológico da UFMT, muitas espécies de animais do Pantanal deixam qualquer visitante encantado. A diversão não para por aí, o Sesi Park é um dos espaços que oferece lazer através de um amplo complexo aquático.

ROTA DO PEIXE 
Um roteiro que inclui pratos saborosos, história e cultura ribeirinha do rio Cuiabá. A Rota do Peixe atrai turistas para as comunidades ribeirinhas de Bom Sucesso, Passagem da Conceição e diversas peixarias de Cuiabá e Várzea Grande.

VIDA NOTURNA
Muito acolhedora, Cuiabá recebe seus turistas de braços abertos e oferece muitas opções de diversão noturna. Música, gastronomia irresistível ou um bom papo com os amigos? A noite cuiabana é o lugar.

CULINÁRIA REGIONAL
Quem experimenta a culinária mato-grossense nunca esquece o sabor. Todo o seu charme e diversidade em pratos, principalmente à base de peixes de água doce, carne seca e condimentos do cerrado, conquistam os mais diversos paladares.

É de dar água na boca
O Pacu Assado, um peixe típico da região com um tempero especial. Outro prato saboroso é o “Maria Izabel” preparado com arroz e carne seca, com o acompanhamento da farofa de banana. Esses e outros pratos como paçoca de pilão (farinha com carne seca) você só encontra aqui.

Doces
Os típicos da região são o bolinho de arroz e o furrundú (doce de mamão).

Bebidas
O guaraná ralado é servido como o tradicional cafezinho da manhã em algumas regiões do estado, porém é mais forte que o café.

Caldos
Suculento e afrodisíaco prato da cozinha cuiabana. O caldo de piranha e o escaldado são muito saborosos e fortes. Uma boa pedida para curar ressaca.

Além de toda essa riqueza cultural, quem vem a Cuiabá se encanta com as características que fazem parte da alma de seu povo: a hospitalidade, a alegria e o calor humano contagiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário