quarta-feira, 21 de novembro de 2012

ROTEIRO - NOBRES - ÓTIMO PARA SE CONHECER





O povo indígena Bakairi foi o primeiro habitante do atual municipio de Nobres.

Por estar no caminho entre Cuiabá, Rosário Oeste e Diamantino, a movimentação na região era bem antiga.

O município foi formado a partir de três sesmarias: sesmaria do Bananal, sesmaria de Pontezinha e sesmaria de Francisco Nobre, de cujo nome nasceu a denominação do lugar.

Em 1926, quando a Coluna Prestes cruzou Mato Grosso rumo ao Rio Paraguai, um destacamento dominou Nobres. O objetivo era impedir que o local fosse utilizado pelas forças baianas que vinham em seu encalço.

Quando da divisão territorial em 1926, Nobres aparece como distrito de Rosário Oeste, que foi formalizado em 1943.

A primeira usina hidrelétrica do Estado (hoje desativada) foi construída em Nobres. Em 1901, o local foi palco de uma sangrenta batalha entre forças do governo e um batalhão que pretendia defender Diamantino.

O município foi criado em 11/11/63 e instalado oficialmente em 01/01/1964.
Os projetos de colonização de Mato Grosso contribuíram para o desenvolvimento do lugar. O rico subsolo deu um grande impulso é enonomia local, com a vinda de diversas empresas exploradoras de calcário e cimento, a exemplo do Grupo Votorantim.

Nobres também é rico em belezas naturais. Sua vocação natural para o turismo é comprovada pelas inúmeras cachoeiras, grutas, sítios arqueológicos e a maravilhosa Lagoa Azul.

Grutas, cavernas, poços e muita história estão guardados no Cerrado da região de Nobres. São mais de 30 cavernas calcáreas, lagos com águas cristalinas, perfeitas para mergulho, modalidade de esporte em expansão em Mato Grosso. Atrativos ainda inexplorados preservam uma natureza primitiva.

Um dos lugares fantásticos de Nobres é a Lagoa Azul. Outros pontos onde já se pratica mergulho são: Lagoa Pai João e Poço Dois de Maio. Entre as atrações exóticas está a tribo dos índios Bakairi.

Um dos principais pontos de interesse turístico é a Reserva Yaporé, a 12 Km da cidade, local aberto aos turistas durante todo o ano.

A estrutura é simples e confortável. A Reserva possui chalés com suítes e quiosques. Há também espaço reservado para quem deseja acampar. A Reserva Yaporé fica às margens do rio Cuiabá, com água muito limpa, próxima é sua nascente.

Na região de Rosário Oeste existe a Caverna do Currupira, na nascente do rio de mesmo nome, um cenário natural quase intocado, que já virou ponto de encontro dos mergulhadores.
O que visitar?

1- Capela São José

2- Caverna Duto do Quebó
O Rio impressiona pela total escuridão exibindo um cenário raro e misterioso é medida que se percorre os aproximados 400 m de sua extensão. Uma luz no fundo do túnel faz apressar para a parte externa da caverna, porém ao se aproximar da chegada depara-se com uma enorme imagem de um monstro estacionado na porta servindo de guardião da caverna.

O visitante fica indeciso se vai ao encontro do monstro ou se volta para a escuridão do duto. Impressionante é o barulho da água ao encontro da rocha imitando um som arrepiante pelo efeito do eco. Ao sair do ambiente o visitante sente uma mistura de satisfação e alívio.

3- Corredeira dos Nobres

4- Rio Estivado
Rio Estivado, a 10 km do Parque Estadual da Lagoa Azul, é margem da rodovia MT-241. A água, como em todo lugar por ali, é cristalina e repleta de peixes - piraputangas, lambaris e piaus - que nadam bem a vontade entre os turistas.

5- Gruta da Cerquinha

6- Gruta do Salobra

7- Gruta da Lagoa Azul
A Gruta da Lagoa Azul, localizada no Parque Estadual da Lagoa Azul, agraciada com formações geológicas impressionantes e um exuberante lago azul, habitando por bagres cegos, pitus, cascudos, lambaris e outros. Para os olhos mais apurados, dizem que é possível perceber que a lagoa tem o formato de mapa do Brasil, além de uma imagem de Nossa Senhora em meio aos paredões. Devido à depredação que o lugar sofreu na década passada, é proibido entrar na água.

8- Mergulho
Nobres é uma cidade privilegiada para o mergulho. A cidade oferece vários pontos para a prática desse esporte. Alguns deles são:

Salobão;

Buracão, Gruta do Pai João;

Lagoa Preta;

Lagoa Misteriosa.

9- Morro do Solteiro
A principal atração do Morro do Solteiro é a Caverna São José. Tem esse nome graças as estalactites e estalagmites que formam uma imagem de São José. É realmente impressionante.

10- Sítios Arqueológicos
São dois os sítios arqueológicos na região de Nobres:

Sítio da Fazenda Santa Luzia;

Sítio da Fazenda Sonho Dourado.

11- Tombador
A Cachoeira do Tombador é uma queda de 70 metros localizada na região da Serra Caixa Furada, a apenas 5 km da cidade de Nobre. Em volta da cachoeira existe um caminho de pedras feito pelos bandeirantes que desbravaram o norte do Mato Grosso.

12- Trilhas
Como em toda região do cerrado, Nobres também não é diferente, e oferece aos turistas, que gostam de interagir com a natureza típica dessa região, várias opções de trilhas:

Bananal;

Tombador I;

Tombador II;

Vai Quem Quê;

Santa Rita;

Nascente do Saloba.


Fonte:
http://www.sedtur.mt.gov.br/principal.asp
http://rmtonline.globo.com/mt/turismo/turismo_cidades.htm?cid_id=63&canal_id
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário