quarta-feira, 21 de novembro de 2012

ROTEIRO DE VISITAÇÃO NO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS GUIMARÃES

 
A visitação do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães está sendo reestruturada e os atrativos serão abertos de acordo com a capacidade de gestão e com a adequação das estruturas e do sistema de controle, de modo a garantir uma visitação segura, agradável e de baixo impacto ambiental.




ATUALMENTE, ESTÃO ABERTOS À VISITAÇÃO: Véu de Noiva, Circuito das Cachoeiras, Casa de Pedra, Morro de São Jerônimo e Vale do Rio Claro

Mirante do Véu de Noiva

O Véu de Noiva pode ser visitado todos os dias da semana, das 9:00 às 16:00 h. A trilha que leva ao Mirante do Véu de Noiva possui 550 m de extensão e, embora tenha alguns trechos em declive, a maior dificuldade é a falta de sombra em seu trajeto. Por isso, recomenda-se que o visitante evite os horários mais quentes do dia e venha com roupas e calçados adequados para uma caminhada em área aberta e terreno irregular.

O retorno para o estacionamento é pela mesma trilha, totalizando 1.100 metros (ida e volta).



O limite de capacidade é de 120 pessoas (ao mesmo tempo) no circuito. A entrada é franca e o controle é feito por monitores do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

Devido ao limite de capacidade, pode ser necessário aguardar vaga para acesso ao atrativo. Em geral, ocorre lotação somente nos finais de semana e feriados e a espera não costuma exceder 30 minutos.

Não é necessário agendamento ou guia para visitar o Mirante do Véu de Noiva.

Circuito das Cachoeiras e Casa de Pedra

A visita às cachoeiras do córrego Independência e à Casa de Pedra pode ser feita todos os dias da semana, mediante agendamento com agência ou guia cadastrado no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. O agendamento deve ser feito até 11:30 h da manhã do dia do passeio, sendo a entrada permitida entre 8:30 e 12:00 h e a saída até 17:00 h.

Conhecer todos os atrativos do Circuito leva cerca de seis horas. O visitante deve levar água, lanche e demais itens recomendados para caminhadas em ambientes naturais, pois não há nenhum tipo de comércio ou estrutura de apoio nessa área.

As trilhas desse Circuito não apresentam grandes dificuldades, exceto pela sua extensão (cerca de 6 km, considerando ida e volta). As cachoeiras são boas para banho e as paisagens são bastante interessantes.




Cachoeira do Pulo - atrativo do Circuito das Cachoeiras



A Casa de Pedra é uma gruta arenítica esculpida pelo rio Independência, com vestígios de inscrições rupestres. É acessada pelo roteiro do Circuito das Cachoeiras (veja como no item acima). Conta a história que este lugar serviu de abrigo aos homens da Coluna Prestes durante sua viagem pelos sertões do Brasil. Também é dito que a Casa de Pedra já foi local de refúgio para escravos fugitivos. Hoje, a gruta é habitada por morcegos e pequenos animais que a usam como abrigo.









Morro de São Jerônimo

O Morro de São Jerônimo é um dos pontos mais altos do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães com mais de 800 metros de altitude.


Para visitar este atrativo é necessário fazer uma caminhada longa, com duração de cinco a seis horas, em estrada, trilha com aclive e declive além de uma pequena escalada.

Em virtude do grau de dificuldade da trilha, tornamos obrigatória a visita com guia cadastrado e a assinatura de declaração de ciência por cada visitante.

A subida ao Morro, embora não seja tarefa fácil, se feita da forma correta e de acordo com as orientações dos guias cadastrados, não apresenta grandes riscos, mas exige um bom condicionamento físico do visitante.



O procedimento para reserva e acesso ao Morro de São Jerônimo é o mesmo do Circuito das Cachoeiras (obrigatoriedade de guia cadastrado, reserva antecipada, que é feita pelo guia cadastrado ou agência, pelo sistemaEcobooking Sistur).

A entrada no portão é entre 8:30 e 12:00 h, podendo ser mais cedo, se agendado com antecedência junto à administração do Parque.

O limite de visitantes no Morro de São Jerônimo é de 36 por dia sendo até 6 visitantes por guia.

 


               






 

Vale do Rio Claro
Este atrativo localiza-se na Baixada Cuiabana, próximo ao km 36 da Rodovia Emanuel Pinheiro. O acesso é feito apenas com guia cadastrado e agendamento. Tendo em vista as condições das estradas internas do Parque, aconselha-se o acesso com veículo 4x4.






 
 
Neste roteiro, é possível acessar bons lugares para banho, caminhar em áreas naturais com vegetação bastante diversificada e conservada e visitar um mirante natural que permite um visual de 360 graus, de beleza incomparável.






A visitação ao Vale do Rio Claro funciona todos os dias da semana, com entrada permitida até 13:00 h e saída até 17:00 h.

Veja outras informações sobre visitação no Guia dos Usuários - Visitantes, no menu lateral (nesta página, à esquerda) ou informe-se através de um de nossos canais de relacionamento

Fonte - http://www4.icmbio.gov.br/parna_guimaraes/

» Contato

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251) - km 50
Chapada dos Guimarães - Mato Grosso
Fone/Fax: (65) 3301 1133

Mail: pncg.mt@icmbio.gov.br

Endereço para correspondência:
Caixa Postal 78 – Chapada dos Guimarães/MT
78.195-000
 
 







 

 

 

 
 

 

 

 

 

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário