quarta-feira, 21 de novembro de 2012

EXPEDIÇÃO INTEROCEÂNICA PARTE COM DESTINO AO PERÚ



Fonte: MARICELLE LIMA VIEIRA - ASSESSORIA SEDTUR

Chegada da Expedição no Mirante em Chapada dos Guimarães. Energia do lugar contagia a todos

A passagem da 2º Expedição Interoceânica por Mato Grosso movimentou as principais cidades do Estado que fizeram parte do percurso, durante o feriado prolongado. A primeira a recepcionar os expedicionários foi Chapada dos Guimarães (60 quilômetros de Cuiabá), onde moradores e turistas puderam durante dois dias ouvir os ronco dos motores das motocicletas e a apreciar o balão de ar quente de 30 metros que realizou voos cativos de dez a 40 metros de altura, além das apresentações culturais que aconteceram na Praça de Eventos da Cidade, na noite de sábado (17.11) e no dia seguinte na Praça Dom Wunibaldo, em frente a Igreja de Santana, pela manhã. 

O bancário Antônio Oliveira comentou a importância de divulgar Chapada dos Guimarães em uma rota internacional turística. “Precisamos mesmo levar as belezas da nossa Chapada para nos países da América do Sul. É desta forma que vamos consolidar o belo turismo que o Estado tem para o mundo”, disse ele. Para a comerciante Ana Emilia Santana que estava a passeio por Chapada dos Guimarães, só a oportunidade de ver um balão de perto já valeu a experiência que, segundo ela, era um dos sonhos de criança. “Estou encantada com a iniciativa de levar um balão para a praça. Desde menina sempre sonhei em voar, porém tenho medo de altura, mas só de olhar já esta valendo”, disse ela. 

No meio da tarde de domingo (18.11) a Expedição chegou a Cuiabá e foi recepcionada no Museu do Rio, no bairro Porto, onde aconteceram apresentações culturais e descanso para seguir rumo a Cáceres (214 quilômetros de Cuiabá), onde chegaram ao anoitecer e foram recebidos com fogos de artifícios e apresentações culturais na Praça de Rio Branco. Para Cassiano Marques de Oliveira um dos organizadores da Expedição, a passagem por Mato Grosso foi uma experiência única. Ele ressaltou o calor do povo mato-grossense em saber receber quem vem de fora. “Estou encantado com a bela reciprocidade de todos os lugares que passamos e somado as belezas naturais que vivenciamos. Mato Grosso está de parabéns”, disse ele.

Osvaldo Xavier Dias, idealizador da Expedição, destacou que nada seria possível se não houvesse o trabalho em conjunto entre o poder público e a iniciativa privada. Ele comentou que a expedição tem como objetivo promover a integração dos países envolvidos, mostrando sua viabilidade logística e turística, cruzando de leste a oeste o continente sul-americano, com destaque para os percursos da BR-364, BR-317 e Carretera Interoceânica estrada recentemente concluída que interliga o Brasil ao Peru.

A secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Teté Bezerra, explica que a Expedição irá percorrer a Rota Turística Internacional Pantanal Amazônia Andes Pacífico, produto turístico integrado entre os estados do Mato Grosso, Rondônia e Acre e articulado em níveis nacionais com Embratur e Promperu, órgão de promoção do Peru, Sebrae de MT, RO e AC, e representantes do turismo. “A parceria entre os estados da região amazônica mostra para o País que o futuro é caminharmos juntos. Se conseguirmos integrar os 27 estados vai gerar maior fortalecimento econômico, atrair nossos empresários, e teremos um dos maiores corredores turísticos do mundo”, argumenta. 

No total, serão 18 dias de evento onde a Expedição seguirá a programação dividida em duas partes. A primeira acontecerá no Brasil de 15 a 22 de novembro e passará pelas seguintes locais: Santos, São Paulo, Araçatuba, Campo Grande, Coxim, Rondonópolis, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Cáceres, Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Ouro Preto D'Oeste, Ariquemes, Porto Velho e Rio Branco. A segunda etapa da programação vai do dia 23 de novembro até o dia 02 de dezembro e irá para os seguintes locais: Rio Branco, Puno, Arequipa, Matarani, Colca, Cusco, Vale Sagrado, Machu Picchu e Puerto Maldonado. 

A iniciativa conta com apoio do Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), do Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, e parceria com a Embratur, EME Amazônia e Acre Convention & Visitors Bureau, Embaixada peruana no Brasil e da embaixada brasileira no Peru.

Para saber sobre a 2° Expedição Interoceânica, acesse o link http://expedicaointeroceanica.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário